Chamamento Público
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) convidou profissionais de arquitetura e urbanismo do país a participarem do chamamento público na busca de selecionar consultoria técnica especializada para analisar e aprimorar as estratégias de desenvolvimento dos projetos de mobilidade urbana, em específico os corredores de transporte coletivo e os modos ativos de transporte, e sua relação com os espaços públicos ao longo desses trajetos na cidade de Aracaju, Sergipe. O objetivo é fomentar rotas acessíveis para a primeira infância, garantir o suporte à permanência em praças, parques e o uso do seu mobiliário urbano, bem como promover atividades voltadas a crianças de 0 a 6 anos. O fim deste chamamento deu-se em 14 de agosto de 2020 com a seleção da equipe vencedora.
O valor destinado à contratação foi de R$ 94.000,00. No qual, puderam participar da seleção empresas ou equipes de trabalho multidisciplinares, representadas por profissional de arquitetura e urbanismo de qualquer lugar do Brasil. Como parte de sua política institucional, o IAB encorajou fortemente a inscrição de mulheres arquitetas; arquitetas e arquitetos urbanistas que se autodeclaram pretas, pardas e/ou indígenas; e arquitetas e arquitetos urbanistas que se encontrem em processos de vulnerabilização social.
O trabalho faz parte do “BRA-2020-2022 IDB Technical Assistance for Urban 95”, projeto colaborativo realizado por meio de parceria técnica entre o IAB e a Fundação Bernard van Leer (FBvL), da Holanda. Esse projeto tem por objetivo desenvolver, implementar e ampliar soluções inovadoras e sustentáveis de mobilidade e espaço público na capital sergipana, com foco no desenvolvimento de crianças entre 0 e 6 anos através da incorporação do conceito de primeira infância nas estratégias de planejamento urbano pela cidade.